quarta-feira, 20 de agosto de 2008

o Orkut é do marketing

Agências de publicidade e seus clientes já sabem que as campanhas tradicionais não chamam mais tanto a atenção do consumidor e estão de olho nas manifestações dos internautas em sites de relacionamento, como o Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, YouTube e blogs, como mais uma opção de interatividade do público com a marca.

Nesta segunda, em São Paulo, foi realizado o seminário da Revista Info com o tema 'Redes Sociais: a nova mídia é o consumidor', onde pôde ser discutida a necessidade das empresas utilizarem, por exemplo, comunidades 'eu amo', 'eu odeio', para conversar espontaneamente com seu público sobre o produto.É realizado um monitoramento on-line por funcionários que acompanham de casa mesmo ou realizado através de ferramentas como o Ibope/NetRatings.

NO FAKES - o sucesso do relacionamente é mostrar a cara mesmo, comunicar de forma transparente e deixar claro que o usuário está representando a marca. É certo também entrar em contato com o dono da comunidade.

Empresas como a Coca-Cola não interferem, mas acompanham as opiniões. Já pensou realmente uma linha de Coca 20 litros?(foto). Mais ativa, a Boticário, entrou em contato com uma integrante da comunidade 'órfãos do One of Us' para explicar a descontinuidade do produto e a consumidora amou a ação e repassou a mensagem para todo o grupo. A Volkswagem gerenciou os piores comentários on-line da crise sobre o Fox, que causou ferimentos em seus proprietários.

Observou que cada vez mais surge a necessidade do relacionamento mais interativo entre empresas e clientes? Nesse momento, dá para perceber que a internet torna-se uma ótima parceira. Mais uma especialidade da nossa Era Digital.

Brainstorm-se. Poste 01 idéia.

Idéia e Imagem: g1.globo.com

Nenhum comentário:

[ + ideias