quinta-feira, 6 de novembro de 2008

a marca Obama

Pouca gente percebeu que ontem foi Dia Nacional da Cultura.
A vitória, considerada histórica, de Barack Obama à presidência dos EUA é o assunto do momento na mídia. Sem apologias aos norte-americanos. Queiramos ou não, os Estados Unidos continuam sendo a maior potência mundial e o que acontece lá, reflete aqui e em todo mundo.
E sobre a extensa, cara e mobilizadora campanha política do democrata, a galera de publicidade e marketing não poderia ficar de fora com seus comentários. Quem acompanhou o mínimo das ações coordenadas por David Plouffe, entende melhor o sucesso do futuro presidente americano. Algo reconhecido pelo próprio Barack Obama como essencial ao resultado. Desconhecido, mais jovem, com adversários fortes, experientes e um nome nada agradável. Para a Advertising Age, publicação americana especializada, a eleição de Obama é o dia mais importante da história do marketing. Toda a estratégia foi simplicada na expressão 'Change. [Mudança.]'. É interessante também lembrarmos o estimulante slogan 'Yes. We can. [Sim. Podemos.]', que foi dito e repetido inúmeras vezes por seus eleitores e a logo personalizada que lembra um sol nascendo no horizonte. No entanto, a AdAge acredita que a marca Obama vai precisar de um bom governo para manter-se forte. Certamente. Afinal, propaganda enganosa é crime e acaba com a imagem de qualquer produto.
Da esperança, resta esperar.
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Imagem: www.tff4.com

Nenhum comentário:

[ + ideias