quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

as mais bacanas do fim de ano [2008]

Imaginei que seria mais fácil postar nessa época do ano. Encontros, comemorações, fechamentos, planejamentos, compras... ufa! Mas não tenho como deixar de ressaltar algumas boas campanhas e ações desse período de Natal e Ano-Novo realizadas em 2008.

Elas não foram as melhores do ano, até porque estas já foram devidamente premiadas ou, breve, as veremos premiadas, mas sim as mais bacanas do fim de ano, obviamente, na humilde opinião de alguém que ainda tem muito o que conhecer.

EVENTO

Quando bem realizado, o evento de marketing traz proximidade e uma ótima experiência do público com a marca. Esses já entraram no calendário das cidades. As árvores de Natal mais famosas do Rio, São Paulo e, recentemente, Rio Grande do Sul, além de todo visual iluminado e musiquinhas natalinas, são grandiosamente patrocinadas pela Bradesco Seguros, na Lagoa Rodrigo de Freitas, pelo Santander, em Ibirapuera e pelas Casas Bahia, em Porto Alegre.

A SulAmérica Seguros e Previdência brilhantemente utilizou os cabos da Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, em Sampa, pela primeira vez, para montar uma árvore de Natal bem iluminada e urbana e agradou muito.
.
O Reveillon mais pop do Brasil teve o patrocínio da Coca-Cola, da ABIH-RJ e teve o apoio da Globo Rio e da rádio Beat 98 FM. A festa de ano-novo na praia de Copacabana, como muitos sabem, tem repercussão internacional.

PROMOÇÃO

O Mogi Shopping promoveu um concurso de melhor vitrine entre os lojistas. As lojas vencedoras do marketing que encanta os consumidores no ponto-de-venda, ganharam cestas de Natal, vale-compras e cursos de capacitação.

Pra realmente surpreender, a Samsung colocou um bloco de gelo gigante de 42 tonelas no Shopping Morumbi. O concurso 'Natal Tá Quente, Tá Frio Samsung', faz os participantes tentarem adivinhar o tempo que o bloco de gelo vai levar para derreter por completo. O participante que chegar mais perto do tempo ganha um pacote de prêmios com Tv, DVD, Home Theater, Mini System, MP4, Câmera Digital, Câmera de Vídeo, um Refrigerador e um Lava e Seca.

COMERCIAL

Os comerciais nessa época sempre agregam o máximo de sentimentos tudo-de-bom e declaram, quase unanimente, que o novo ano vai ser bem melhor.

O pessoal do Itaú Unibanco e dos Correios [vídeo não localizado] uniram bem a mensagem de Boas Festas à mensagem institucional e fizeram uma boa despedida de 2008.



A Cereser, optou por mostrar um comercial com humor, apresentando o Papai Noel no melhor estilo 'arroz de festa'. Era só abrir uma garrafa da sidra, que aparecia o bom-velhinho com seu 'ho ho ho', mesmo sendo casamento, ano-novo, ou qualquer outra comemoração. Mas não se preocupe, o Noel conseguiu acertar o dia e, finalmente, chegar ao Natal de 2008. 'Um estouro de festa tem Cereser'.


Que Papai Noel descolado a Brasil Telecom trouxeu para esse Natal. Quem deseja um 'Natal turbinado' é um Noel com visual rapper, rodeado de Mamães Noel sensuais, anões dançarinos de break e DJ. O trenó não poderia ser mais adequado do que um conversível vermelho. O clima black anuncia ofertas nos planos pré-pago e assina 'Aqui você ganha o tempo todo' .



Papai Noel inova no look e, dessa vez, resolve colocar uma roupa dourada.'Tradição é bom, mas já estava na hora de inovar'. Assim foi a proposta do Natal da marca de panetones Ofner defendendo a tradição com inovação, mas sem abandonar a qualidade do produto.

SPOT

Uma das coisas mais legais da publicidade de rádio é estimular a imaginação do ouvinte. E se a peça for boa, fica gravada como chiclete. Tiveram poucas sobre o tema, mas escutei gente rir e cantar junto com o spot de Natal do Sal de Fruta Eno, que parece cantada pelos esquilos Tico e Teco, da Walt Disney. O ritmo é o mesmo de 'Jingle Bells'. Não localizei a letra oficialmente, mas pelo que consegui escutar é assim:

Festa é rabanada, tender e peru.

Bacalhau, castanha, nozes pra chuchu [risos].

Ai, que azia! Ai, que fria!Tô passando mal.

Sal de fruta Eno pra salvar o meu Natal.

Sal de fruta Eno pra salvar o meu Natal.

[locutor] Feliz Natal e um Ano Novo sem azia. Sal de Fruta Eno é alívio já. Ho ho ho.


IMPRESSO

Papai Noel da pesada no impresso da rádio Kiss FM. Em versão rock n' roll o anúncio recomenda:
'Escute os bons velhinhos'. Forma legal de divulgar um programa especial com as 500mais da Kiss FM.

O anúncio de fim de ano para a divulgação da Playboy também veio com uma pitada de humor. O título 'O que nós entendemos por confraternização de fim de ano' vem com uma foto de coelhinhas abraçadas. É interessante também destacar um display interativo da mesma campanha, que mostra as coelhinhas com um bloco de notas sugerindo que o cliente na banca 'Pegue uma cartinha aqui, assine e mande para o Papai Noel. Ou compre já seu presente de Natal aqui mesmo, com o jornaleiro'.

WEB

Eles se espalham como virus, de forma descontraída e, geralmente, bem-humorada, conseguem dar conta do recado. No Brasil não teve nenhuma ação de destaque, mas os gringos fizeram a festa. Dois vídeos virais com assinatura de marca, receberam milhares de acesso.

Oportuno por 2 vezes, o eBay usou o Natal e a sapatada no Bush para dizer: 'Qual presente de Natal você quer se livrar? Venda-o no eBay'.



Sem Papai Noel, a agência AKQA faz microondas tocarem 'Jingle Bell'.

O site do Boticário fez um tipo de Amigo Secreto tendo como presentes saúde, segurança, tempo, morar sozinho, emagrecer, arrumar um namorado, morar fora, ganhar na mega sena, paz mundial, que podiam ser repassados aos familiares e amigos em forma de alerta para que pudessem descobrir os desejos.

CAMPANHA

A Coca-Cola parece que nasceu junto com o Natal, ao menos, aquele Papai Noel de vermelho, gorducho e de barba branca sim. As megas campanhas da Coca-Cola são sempre muito esperadas e a marca sempre procura uma ação tradicional com pitadas de novidade.

Esse ano, pudemos ver mais um mágico comercial; a caravana de Natal, que virou evento obrigatório em todo Brasil; a participação da Coca em eventos como a árvore de Natal, em São Gonçalo e a Parada Iluminada, em Copacabana; personalização de garrafas da Coca-Cola e envio de mensagens no site oficial [este, mostra um tipo de ajudante de Papai Noel bem engraçado representando a paz, a felicidade, a saúde, o amor e/ou a sorte]; embalagem, material de PDV e outras peças de apoio. 'Viva o lado Coca-Cola do Natal'.


[www.cocacola.com.br/natal]

Outra campanha impossível deixar de destacar é o manifesto de Natal do Shopping Center Norte. O Shopping 'tomou as dores' dos natalinos e declarou em comercial, anúncios e web: 'Quem nasce no Natal merece 2 presentes'. Muito apropriada e criativa. No site também é possível ver os depoimentos dos nascidos no Natal.

[www.nascinonatal.com.br]

SÓCIO-AMBIENTAL

Politicamente corretas, estratégicas e cada vez mais comoventes.

Vermelho? 'De que cor é o Brasil para você?'.Esse ano o Natal da Natura continuou abrasileirado e chamou atenção pelo colorido que remete a diversidade cultural do país. Além de comerciais e material impresso, a Natura também realizou uma exposição com 23 árvores de Natal feitas com material reciclável. Ações extremamentes fiéis ao conceito Natura.

A WWF cortou a árvore de Natal em 2008. Em São Paulo, no corredor de um shopping, ao invés de uma árvore de Natal, apenas um toco e enfeites caídos. Em meio a uma apresentação de um coral de crianças para o público, lenhadores clandestinos roubaram a árvore de Natal. Por fim, anúncios em revistas reforçam a mensagem de maior conscientização da sociedade sobre o desmatamento.

A araucária virou a árvore de Natal na campanha da Mundo Verde. Com o mote 'Neste Natal, presenteie quem você ama sem se esquecer do mundo', a preservação ambiental entra como tema principal da empresa de produtos naturais em anúncios, uso de papel reciclado no material para PDV, folder, sacolas em papel reciclado e uma nova ecobag.


A lista das mais bacanas do fim de ano foi vista do Rio para o Brasil. Com certeza, deve estar faltando alguma publicidade ou ação de marketing bacana de Natal e Ano-Novo que também se destacaram em 2008. Então, seu link-sugestão será muito bem-vindo.

Espero que tenha tido um ótimo Natal e que 2009 seja cheio de ótimas idéias e
realizações. Sucesso!
=]

ideia e imagens: pesquisa.

8 comentários:

PDV Ativo disse...

Olha a Camille aehh....ta explicado o sumiço dela..estava preparando essa mega postagem....muito bom...parabens pela humildade e pela excelente matéria...abraços

BK disse...

Muito legal seu blog!! E obrigada por passar no meu.. frequentarei mais o seu também, realmente muito bom!! Feliz ano novo para vc tb!! Beijos

Cadinho RoCo disse...

Estou tão encantado com esta publicação que sugiro outra, desafio interessante. Desta vez o foco voltado para as campanhas de ano novo. Aquelas que conseguiram sair do Natal e mandar o recado para o 2009. Que tal?
Cadinho RoCo

Jenneffer Keffer disse...

Oi Camille!

Obrigada pela vista e pelo comentário!

Eu tb adorei o 01brainstorm! Muito criativo e inteligente!

Parabéns pela proposta!

A campanha do itau e unibanco realmente ficou emocionante!

Já sou sua fã!

http://jkdesaltoalto.blogspot.com/
Publicidade de Salto Alto

Airton disse...

q grande hahaha

a da coca eh a melhor

http://publicandobr.blogspot.com/

coisas de filme(parte 1)

PDV Ativo disse...

Coca é bom ..mais vc sabe que eu gostei mais foi a da Playboy...kkkkkk...bjos

Fraan disse...

Cara, se eu te contar que eu só entrei no seu blog SÓ por causa do nome? É o nome de uma música do Arctic Monkeys, uma das minhas bandas favoritas.
Mas sim, adorei o blog, o meu está no inicio,depois passa lá :)
beijo :*

Blogger disse...

Do you prefer Coke or Pepsi?
PARTICIPATE IN THE POLL and you could receive a prepaid VISA gift card!

[ + ideias