domingo, 30 de novembro de 2008

aos cinéfilos cariocas de plantão

Pra quem adora cinema, estão rolando dois eventos super legais: o Claro Cine, no Rio e o Araribóia Cine, em Niterói. Dá uma conferida:

O destaque do Claro Cine acaba sendo uma tela gigantesca de 282 metros quadrados ao ar livre, que é equivalente a um prédio de 6 andares. Além de 21 filmes de pré-estréia e fora de circuito, tem 18 shows e festas com galera pop e dj's internacionais.

+ programação, filmes, shows e ingressos.

O Araribóia Cine - Festival de Niterói 2008 , em sua 7ª edição, comemora o revolucionário ano de 1968 e será realizado em vário locais da cidade. O evento apresenta Sessões Curtas, Médias, Mostra Competitiva Digital, Sessão em Homenagem ao Walter Lima Júnior [niteroiense e diretor de filmes, como Os Desafinados e A Ostra e O Vento], Lançamentos e duas Palestras com profissionais da área audiovisual. A entrada para o Araribóia Cine é gratuita e a programação vai até o dia 03 de dezembro.
.
.
Desliguem seus celulares e bons filmes.
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Idéias e Imagens: www.clarocine.com.br - www.arariboiacine.pro.br - divulgação.

sábado, 29 de novembro de 2008

o primeiro beijo de Mônica e Cebolinha

Essa eu nunca pensei que iria ver. Mônica e Cebolinha depois de tantas coelhadas, dão seu primeiro beijo romântico.
A nova fase dos quadrinhos em 'Turma da Mônica Jovem', tem a turma na fase da adolescência, são desenhados em estilo mangá e os encontramos mais politicamente corretos. Mônica emagreceu, Cascão toma banho de vez em quando, Magali come coisas mais saudáveis e, o agora, Cebola só fala 'elado' quando está nervoso.
Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, disse que já rolou uma bitoquinha na bochecha, mas beijo de namoro só apareceu no HQ nº04 da fase adolescente. O quadrinista também declara que o futuro da história depende do público, mas sempre com bom gosto.
Atualmente, os quadrinhos da primeira fase continuam nas bancas [espero que continuem] e a turma possui três tipos de leitores: os veteranos, os jovens e as crianças.
É legal ver um HQ durar por tanto tempo com público fiel e, agora, estimulando novos leitores e com nova linguagem.
.
Brainstom-se. Poste 01 idéia.
.
Idéia e Imagem: g1.globo.com

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

show grátis de Nando Reis em Nit

O dia do aniversário de 435 anos já passou [22/nov], mas a comemoração continua rolando em Niterói [RJ].
Ninguém menos que Nando Reis é mais um convidado v.i.p para essa festa, que já teve Mart'nália e Meninas Cantoras de Petrópolis. Um show gratuito do cantor, na turnê 'Luau MTV', vai acontecer hoje no Teatro Popular de Niterói. O repertório promete as já conhecidas e lindas 'Sou Dela', 'A Letra A', 'Relicário' e 'Por Onde Andei'. Os portões serão abertos às 17h, o show de abertura com a banda local Dizcoé começa às 19h e Nando Reis mostra seu talento às 20h.
Pra quem é vizinho, não tem como deixar de ir. Te vejo lá.
.
Teatro Popular de Niterói
28 de novembro - 20 h
Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro
[atrás do Terminal Rodoviário João Goulart]
2613.2734
Gratuito
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Imagem: divulgação.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

marcas top tops

Publicitários, Marketistas e simpatizantes antenados.
O ranking Superbrands Brasil 2008 já foi divulgado e as dez marcas mais fortes do país, entre as 500 selecionadas, são: Nestlé, Rede Globo, Coca-Cola, McDonald's, Sony, Nike, Unilever, BMW, Mercedez Benz e Natura.
Há 12 anos, essa pesquisa é realizada pela Brand Finance e Revista The Brander, presentes em 82 países e a seleção é feita por profissionais especializados e pelos próprios consumidores. Estima-se que no Brasil existam cerca de 1,2 mil marcas nacionais e estrangeiras.
Agora, as marcas top tops já podem festejar e, de quebra, fazerem uma campanha institucional. Vamos aguardar as comemorações.
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

desacelerando

Carreira, família, vida pessoal, saúde, diversão, sonhos...ufa! A vida realmente ficou rápida demais. Às vezes, gostaríamos que um dia tivesse 48 horas ou até 72.
Por que ou para que tanta pressa?
Relax. Take it easy, my brother.
Em meio a esse furacão de informações, desde meados de 2000 tem uma galera nos EUA que não acredita nesse imediatismo da vida pós-moderna e abona o excesso de dados e de velocidade de hoje em dia. O movimento começou através da slow food, contrário ao fast food e a favor das tradições locais e hábitos alimentares saudáveis e sazonais. Agora tem um pessoal adepto ao slow blogging. Eles criticam blogs que publicam zilhões de posts em um dia. O conceito do slow blogging é publicar as notícias com pouca frequência e muita essência, sem pressa, desaceleraaaaando.
No país mais capitalista do mundo essa é uma ótima idéia. Acho que por aqui, em solo verde e amarelo, apesar de toda loucura cotidiana, na maioria das vezes, conseguimos equilibrar o stress de um dia cheio no trabalho e o happy hour com os amigos. Ainda bem.
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

festa de descasamento

Já ouviu falar? Pois é. Festejar o fim do casamento é moda nos Estados Unidos e no Brasil já está tendo alguns adeptos.
A noivinha do bolo agora segura a cabeça do decepada do ex-marido nas mãos, os balões ganharam a descrição de 'Single Again' [Solteiro Novamente], as alianças estão em mini-caixões e ao invés de docinhos bem-casados, festeja-se com os bem-separados. No entanto, mesmo com os 'comes e bebes' à vontade, a idéia de comemorar a despedida de casamento não é completamente aceita pela família e amigos, por isso, muito gente não comparece a festa. Mas se a amizade continua e ambos estiverem felizes, por que não comemorar?

Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.

domingo, 23 de novembro de 2008

você decide o final do filme

Cada vez mais a gente pode presenciar a interatividade como ação para encantar o público. E sempre dá certo.
O filme, ou melhor, o filme-jogo 'A Gruta', de Filipe Gontijo, exibido no 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, teve uma sessão experimental onde a cada momento os próprios espectadores escolhiam o destino dos personagens. A votação foi realizada através de um controle remoto recebido antes da exibição e um computador reprogramava as próximas cenas. São, no total, 11 opções de final.
Idéia muuuito bacana. A galera de cinema, inclusive, poderia brincar mais com essa novidade. Além da experiência, muita gente iria querer ver o filme mais vezes só para conhecer as outras possíveis histórias.
.
[+trailer]
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Idéia e Imagem: www.globo.com

sábado, 22 de novembro de 2008

70 anos do Bonequinho

Nem imaginava, mas o Bonequinho que representa as críticas de cinema n'O Globo já está fazendo setentinha. A comemoração maior está sendo virtual. A galera poderá votar em 30 filmes top's, conhecer a história, saber sobre os críticos de cinema d'O Globo, acompanhar a evolução dos traços do Bonequinho, participar de um quiz e concorrer a ingressos duplos para o Claro Cine [+]. Pra quem não conhece ou não lembra, o Bonequinho aplaude de pé, aplaude sentado, apenas assiste, tira um conchilo ou cai fora da sessão a fim de ajudar os leitores do jornal O Globo escolherem o[s] melhor[es] filme[s] em exibição para curtir. Muita gente desaprova a visão dos críticos, mas com 70 anos esse Bonequinho tem uma opinião de peso. Participe da festa no site www.oglobo.com.br/bonequinho.

Brainstorm-se. Poste 01 idéia.

Imagem e Idéia: www.portaldapropaganda.com.br

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

um dia sem música no Brasil

Você consegue? Bem, é o que está propondo o artista Bill Drummond no dia de hoje para os brasileiros. Ano passado, ele deixou a BBC escocesa sem música por um dia. Além dessa, Bill já chegou ao primeiro lugar das paradas britânicas, deixou uma ovelha morta na porta da festa de encerramento do Brit Awards, despejou um carregamento de CDs no mar e já colocou fogo em 1 milhão de libras esterlinas.
Em São Paulo, ele tenta fazer com que o Dia Sem Música seja realizado com sucesso nas terras tupiniquins. O objetivo é fazer as pessoas refletirem sobre a sua 'relação com a música, sobre como ela muda e evolui, e para onde ela deveria estar indo'.
A idéia é super válida. O difícil [ou impossível] é fazer com que nosso povo musicalmente criado, em plena sexta-feira, não escute um ruído sonoro sequer.
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Idéia e Imagem: g1.globo.com

ser ou não ser McDonald's?

Segundo a nova estratégia do McDonald's no Japão, não. Pelo menos, não aparentemente.
O Quarter Pounder [Quarterão com Queijo] foi lançado sem a marca ou qualquer referência ao McDonald's.
Em vermelho e preto foram decorados dois restaurantes em Tóquio, que vendem apenas dois sanduíches [Quarterão e Quarterão duplo]. A idéia é fazer com que os consumidores japas experimentem o sanduíche sem relacioná-lo a marca do palhaço Ronald. Mudança de trade, comunicação visual, estratégia,...realmente é um outro produto.
.
p.s. Sim, o nome do sanduíche é sem 'i' mesmo...Quarterão.
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Idéia e Imagem: www.bluebus.com.br

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

negro sim

e quem não é? Minha cor é de brasileiro.
Em um país construído pela mistura, definir cor de epiderme é algo que nem deveria ser cogitado. A consciência hoje deve ser clara: abaixo dos Céus, todos somos iguais. O que nos diferencia é o caráter. Caso oportunidades não apareçam, por que não criá-las? Afinal, as coisas só mudam quando nós mudamos. Parabéns àqueles que fazem a diferença.
Valeu Zumbi!
.
20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Brainstorm-se. Poste 01 idéia.

Imagem: www.colegiosaofrancisco.com.br

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

empreendedorismo?

Boas e criativas idéias unidas a uma atividade/negócio é uma boa definição para empreendedorismo. Uma palavra que temos ouvido muito esta semana, na Semana Global do Empreendedorismo. Esse evento acontece até o dia 23, simultaneamente em mais de 60 países. No Brasil, tem muito evento rolando, principalmente no Rio e em Sampa.
Considero o assunto interessante até mesmo pra quem não é e nem pretende ser empresário. Só o fato de conhecer e discutir idéias criativas é um aprendizado. Esse brainstorm pode acrescentar muito na maneira com que observamos o mundo. Doido? Por que? Enquanto todo mundo fica batendo cabeça e abre mais uma lanchonete de salgados, o empreendedor abre uma lanchonete estilo self-service. É esse diferencial do produto oferecido que atrai curiosos e ganha clientes, claro, sem esquecer de um ótimo plano de negócios, senão não há idéia boa que sobreviva. ReCrie.
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

i love the nightlife

Retratar a vida noturna já me parece, de cara, ser algo bem interessante. A ilustradora Fernanda Guedes vai fazer isso entre os dias 4 e 17 de dezembro, em uma exposição no Vegas Club, em São Paulo. A exposição 'I love the nightlife' é uma visão da artista sobre as noitadas e a galera da night de todo o mundo. Os desenhos, em breve, poderão ser vistos e adquiridos pelo site www.galeriamagenta.com.br. Os cariocas também agradeceriam se alguma casa noturna do Rio convidasse a exposição. Let's get it on.
.
Vegas Club
Rua Augusta, 765 - Consolação - São Paulo - SP
(11) 3231-3705
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

nu artístico

A história do nu artístico, com toda sua polêmica, será exposta em esculturas, pinturas, fotos, desenhos e vídeos na Alemanha. Aproximadamente 300 obras de diferentes épocas vão incluir artistas mais conhecidos, como Picasso, Paul Cezanne e Rembrandt.
Hoje, a polêmica continua. Desta vez, por causa de alguns críticos que consideraram algumas obras pornográficas. A exposição vai até o dia 15 de fevereiro de 2009.
Triste seria se desta vez a exposição não causasse polêmica.

Brainstorm-se. Poste 01 idéia.

Idéia e Imagem: g1.globo.com

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

eu quero 11 Brahmas

Publicitários colecionadores atentos.
Brahmeiros ou não, aqueles que arquivam Publicidade criativa ou histórica tem a edição de latinhas festivas dos 120 anos da Brahma para acrescentar na lista.
São 10 embalagens especiais que mostram a evolução da marca e 1 impressão comemorativa, todas com edição limitada.
Muita gente deve estar adorando colecionar e sem nenhuma preocupação em tirar latinha repetida.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.

Idéia: divulgação - www.ambev.com.br

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

SuperObama

A marca Obama continua fortalecida. Pôsteres de Barack Obama se propagam pelas ruas de Los Angeles. Ele aparece como ninguém menos que o Superman, digo, o SuperObama.

Mas e a crise econômica, hein?!
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Idéia e Imagem: g1.globo.com

a marca Obama

Pouca gente percebeu que ontem foi Dia Nacional da Cultura.
A vitória, considerada histórica, de Barack Obama à presidência dos EUA é o assunto do momento na mídia. Sem apologias aos norte-americanos. Queiramos ou não, os Estados Unidos continuam sendo a maior potência mundial e o que acontece lá, reflete aqui e em todo mundo.
E sobre a extensa, cara e mobilizadora campanha política do democrata, a galera de publicidade e marketing não poderia ficar de fora com seus comentários. Quem acompanhou o mínimo das ações coordenadas por David Plouffe, entende melhor o sucesso do futuro presidente americano. Algo reconhecido pelo próprio Barack Obama como essencial ao resultado. Desconhecido, mais jovem, com adversários fortes, experientes e um nome nada agradável. Para a Advertising Age, publicação americana especializada, a eleição de Obama é o dia mais importante da história do marketing. Toda a estratégia foi simplicada na expressão 'Change. [Mudança.]'. É interessante também lembrarmos o estimulante slogan 'Yes. We can. [Sim. Podemos.]', que foi dito e repetido inúmeras vezes por seus eleitores e a logo personalizada que lembra um sol nascendo no horizonte. No entanto, a AdAge acredita que a marca Obama vai precisar de um bom governo para manter-se forte. Certamente. Afinal, propaganda enganosa é crime e acaba com a imagem de qualquer produto.
Da esperança, resta esperar.
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Imagem: www.tff4.com

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama branco e McCain negro?

Essa eu ainda não tinha visto. Pouco antes das eleições, um outdoor criado pela agência Grey chamou atenção do mundo. Com o objetivo de fazer com que o racismo realmente não influenciasse nas decisão dos eleitores, a agência inverteu a cor da pele e outras características dos, então, candidatos à presidência dos EUA. A peça recebeu o slogan 'Deixe as questões serem a questão'. Slogan esquisito, mas idéia muito boa.
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Imagem e Idéia: www.meioemensagem.com.br

black power

Com a campanha eleitoral mais cara, mais longa e com a maior participação dos últimos tempos, Barak Hussein Obama é eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América.
.
'[...]Demorou um tempo para chegar, mas esta noite, pelo que fizemos nesta data, nestas eleições, neste momento decisivo, a mudança chegou aos EUA.[...] O caminho pela frente será longo. A subida será íngreme. Pode ser que não consigamos em um ano nem em um mandato. No entanto, EUA, nunca estive tão esperançoso como estou esta noite de que chegaremos. [...] E quando nos encontrarmos com o ceticismo e as dúvidas, e com aqueles que nos dizem que não podemos, responderemos com esta crença eterna que resume o espírito de um povo: Podemos.[...]'
.
So, Yes. they can.
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Discurso: www.terra.com.br
Imagem: www.nytimes.com

terça-feira, 4 de novembro de 2008

luminária para chocólatras

Humm...dá vontade de devorar essa luminária.
A Chocolate Lamp é de design italiano, deliciosamente criada com aparência de chocolate. Pra completar, a base da peça se parece perfeitamente com chocolate derretido. Decoração ou tentação para os amantes de chocolate?
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Idéia e Imagem: www.bluebus.com.br

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

hoje tem cinema brasileiro por R$ 2,00

Pra quem adora, pra quem gosta pouco, pra quem não gosta, pra quem odeia, pra quem nem nunca viu. Cinema Brasileiro por R$2,00 não dá pra negar.
Hoje [e somente hoje] o dia nos cinemas da rede Cinemark, em todo país, é dedicado exclusivamente às exibições de produção nacional. A idéia do Projeta Brasil, claro, além da estratégia de atrair público para o Cinemark e para conhecer [mais] a 7ª arte tupiniquim, é reverter a renda do dia às iniciativas que apóiam o Cinema Nacional. Em 8 anos de projeto, já são mais 1.250.000 espectadores. A programação inclui as principais produções, inclusive longas que estreiaram há pouquíssimo tempo, como o candidato ao Oscar, 'Última Parada 174', de Bruno Barreto. Não dá pra perder, mas é melhor correr, os ingressos acabam bem rápido.
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Idéia e Imagem: www.cinemark.com.br

sábado, 1 de novembro de 2008

Beatles Game

Os Beatles chegam até a era digital.
Os carinhas de Liverpool vão ter um jogo de videogame com suas músicas no final de 2009. A idéia será realizada pela produtora Harmonix, pela MTV Games e Apple Corps.
Além da diversão, o jogador poderá conhecer melhor a história da banda. Os próprios Beatles Paul McCartney e Ringo Starr aprovaram muito a idéia.
Mais legal vai ser ver a pirralhada de hoje cantando músicas como 'Yellow Submarine'.
.
Brainstorm-se. Poste 01 idéia.
.
Idéia: g1.globo.com

[ + ideias