terça-feira, 28 de abril de 2009

personagens de grafite viram bonequinhos

O grafite de TOZ virou um monte de produtos bacanas.
Famoso nos muros do Rio de Janeiro, o trabalho do grafiteiro TOZ se propaga além das paredes urbanas. É possível encontrar a chinesinha bonitinha, o bebê cabeçudo, o monstro engraçado e toda a galera Fun Crew também em bonequinhos, chaveiros, fichários, adesivos, cadernos, bolsas, almofadas, ...e por aí vai.

Nos sites do artista dá para conhecer melhor o trabalho e saber como adquirir os produtos: www.fleshbeck.com.br e www.flickr.com/photos/toz_fbc
.
Muito legal, não?
.
Brainstorm-se.
.

ideia: publicação KONIzine.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

65 milhões de internautas no Brasil

60% a mais que o ano passado.
Uma pesquisa realizada pelo comScore somou todo mundo que usa internet em casa, no trabalho, em lanhouses, cybercafés, outros lugares de acesso compartilhado e descobriu que somos 65 milhões de internautas brasileiros.
O estudo inclui análise do consumo e comportamento no mundo online dentro do mercado brasileiro, que é bem dinâmico.
Confira também outros lugares, que tiveram consideráveis índices em crescimento de internautas:
.
China 90% [uau!]
Ásia 40%
América Latina 32%
Argentina 22%
Espanha 20%
Índia 20%
México 12%

O resultado impressiona e a tendência é que esse número cresça ainda mais. No entanto, considerando que aqui somos uns 190 milhões de habitantes, ainda falta muita gente no mundo virtual tupiniquim.

Brainstorm-se.

ideia: www.propmark.com.br

quinta-feira, 23 de abril de 2009

código QR fofinho

O código QR da Louis Vuitton ganhou design moderninho e muito fofinho nas mãos do artista plástico Takashi Murakami.
Pra quem não sabe o que que é esse tal de código e deduziu que seria um tipo de código de barras, está indo pelo caminho certo. O código QR é a evolução do código de barras, que permite armazenar muito mais informações, como links para web. No Brasil, ainda não se usa muito.
A parceria entre a marca e o japonês rendeu um resultado bem criativo e inovador para a cara do QR Code e o melhor é que ele nem parece código. Olha como ficou bacana:
.
Brainstorm-se.

ideia e imagem: comunicadores.info

quarta-feira, 22 de abril de 2009

primeiro anúncio do Brasil

'Esta terra, Senhor, me parece que da ponta que mais contra o sul vimos até à outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Tem, ao longo do mar, nalgumas partes, grandes barreiras, delas vermelhas, delas brancas; e a terra por cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta, é toda praia parma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. '
.
trecho da carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom Manuel, 1500.
.
.
.


imagem: bloglog.globo.com/brunomazzeo

quinta-feira, 16 de abril de 2009

quem ganhou a Copa de 2014 foi o Itaú

O contrato com a FIFA já está assinado e o Itaú é o patrocinador oficial da Copa do Mundo 2014, que acontece no Brasil.
Hoje, os executivos bambambãs se encontraram no Rio e o Itaú foi a primeira empresa a assinar contrato de patrocínio com a FIFA. Desde o ano passado o Itaú está 'bancando' toda a Seleção Brasileira de Futebol e vai manter o acordo até a Copa no Brasil.
Ações promocionais específicas, construção de centros de hospitalidade, direito de expor a marca em placas no campo e em todo material de divulgação do evento [entenda-se, material pra caramba] e, ainda, relacionar o mascote, logomarca, emblemas oficiais aos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Todas essas permissões podem ser encontradas no 'contratão'.
Mesmo com tudo isso de visibilidade, antes poderemos ver o Itaú também na Copa do Mundo de 2010, junto à Visa.
De quantos zilhões terá sido esse contrato, hein?!
.
Brainstorm-se.
.
ideia: www.propmark.com.br - imagem: divulgação

quarta-feira, 15 de abril de 2009

assessoria para a foto do perfil

Agora você pode ter a certeza que ficou bem na foto.
Fotógrafos profissionais especializados em fotos para perfil de sites de relacionamento podem dar uma forcinha no visual dos internautas solteiros realçando seus melhores ângulos.
Com o slogan 'Ajudando você a mostrar seu melhor on-line', o site Perfect Dating Profile é direcionado, principalmente, aos usuários que procuram um amor na web.
A utilização é exclusiva aos ingleses, mas é possível encontrar várias dicas de como fazer um bom marketing pessoal no perfil.
Os pacotes incluem sessão de fotos de 45 minutos e mais 5 fotos prontinhas para publicar. Em Reais, os serviços variam de uns R$ 260 a R$715. Quem quiser e puder pagar mais, tem como ser retocado nas imagens e até receber assessoria sobre o que escrever no perfil.
Mas se as fotos ficarem horríveis? É possível marcar uma nova sessão e se, ainda assim, o sujeito não estiver satisfeito, o valor pago é devolvido.
Parece que a idéia está se espalhando cada vez mais. O Perfect Dating Profile, futuramente, deseja prestar consultoria de encontros e relacionamentos amorosos.
Esse tipo de informação sempre me faz pensar na constante interferência da tecnologia sob o comportamento humano.
.

Brainstorm-se.

ideia e imagem: g1.globo.com

terça-feira, 14 de abril de 2009

publicidade cai e na web cresce

A crise econômica continua por aí e chegou interferindo também nos números da Publicidade.
É prevista uma queda de 6,9% nos investimentos publicitários para 2009. No entanto, a publicidade online tem estimativa de 8,6% de crescimento. Curioso, não?
A agência ZenithOptimedia, afirma que a redução da verba publicitária equivale a $453 bilhões de dólares em todo o mundo. Na web, o crescimento não pode ser comparado ao ano anterior [20,9%], mas é possível confirmar a presença de mais leitores da imprensa escrita navegando.
Nesse sobe e desce, as redes de televisão, veículo preferido dos anunciantes, não fogem da redução de receita e ainda receberão alta concorrência esse ano.
Creio que a criatividade estratégica nunca foi tão valorizada.
.
Brainstorm-se.
.
ideia: www.adnews.com.br - imagem: itodas.uol.com.br

segunda-feira, 13 de abril de 2009

'01brainstorm' é indicado ao TOP BLOG PRÊMIO


Oba! O 01brainstorm tá no TOP BLOG PRÊMIO.
O blog recebeu, em maio, uma indicação para o TOP BLOG PRÊMIO e esse mês foi disponibilizado um selo de divulgação do evento.
É muito bacana estar competindo em meio a grandes blogueiros, como Marcelo Tas, Dj Zé Pedro e Juca Kfouri.
.
De acordo com os organizadores, o 'TOP BLOG PRÊMIO é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica [Júri Acadêmico] os blogs brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo [Pessoal, Profissional e Corporativo] e categorias.'
.
No próximo mês, a partir do dia 04/05/09, às 2h da madruga é iniciado o período de votação popular, que vai até o dia 11/08/09, exatamente, às 23h55, seguindo o horário de Brasília. Os cadastrados no TOP BLOG poderão votar em blogs de diferentes grupos e categorias.
Em 11/08/09, a lista dos 100 blogs mais votados de cada categoria de cada grupo, com 3.500 concorrentes será divulgada no site do Prêmio. Todos receberão o SELO TOPBLOG 100 PRÊMIO JURI POPULAR e concorrerão na segunda fase do prêmio, com a avaliação técnica do Júri Acadêmico.
O prêmio é uma iniciativa da MIXMD, da MIX Comunicação, que pertence ao Grupo OBJETIVO/UNIP.
.
O 01brainstorm foi indicado na categoria 'Variedades', registrado pelo código 2178, mas blogs que ainda não receberam indicação podem se cadastrar para participar através do site oficial do TOP BLOG PRÊMIO.
Disputa cruel. Mesmo assim, votem. Os dedos avermelhados dos brainstormers entre maio e agosto com as clicadas da votação serão muito bem-vindos =]
.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Scarlett Johansson divulga padaria cearense

O que brioches e Scarlett Johansson têm em comum, além do café da manhã?
A atriz anda por aí mostrando seu rosto para divulgar os pãezinhos da panificadora Mota Pan. Em Los Angeles? Não, meu caro brainstormer, a padaria é da Serrinha, em Fortaleza, Ceará, nordeste das Terras Brasilis mesmo.
Johansson foi adesivada 'sem querer querendo' com um sorrisão ao lado de sanduíches, broinhas e afins no caminhão que também imprime a logomarca da padaria.
Incrível humildade da atual musa de Woody Allen e investimento extremamente agressivo da padaria do Seu Mota, não? =]

Brainstorm-se.

ideia e imagem: www.bluebus.com.br

terça-feira, 7 de abril de 2009

quase 2 bilhões em comunicação

Foram R$ 1,027 bilhão investido em mídia e R$ 867,3 milhões investidos em patrocínios durante o ano de 2008, pelo Governo Federal.
A Secretaria de Comunicação - SECOM - foi a que mais investiu em publicidade [R$105 milhões], seguida pelo Ministério da Saúde [R$ 68 milhões] e BNDES [R$ 30 milhões].
Os investimentos, comparados ao ano anterior, têm pouca variação, mas quando comparados a 2006, pode ser observada uma queda de quase 18%, causada por corte de verbas estatais.
Em relação aos veículos utilizados nas campanhas, os investimentos também tiveram poucas variações desde 2007. A televisão teve participação de 62,4% [R$641 milhões], o jornal cresceu para 10,3% [R$ 134,6 milhões], a internet com 13% [R$27 milhões] e outdoor com 49% [R$5 milhões] também aumentaram a participação na verba, mas a revista com menos 11,9% [R$ 81,1 milhões] e o rádio com queda de 1,2% [R$ 88,8 milhões] tiveram números negativos significativos.
O Instituto de Acompanhamento da Publicidade [IAP] é responsável pela consolidação dos dados divulgados pela SECOM.
Será que todos esses investimentos incluem pesquisa de recall? Gostaria de conhecer o resultado.
.
Brainstorm-se.
.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Keira Knightley é agredida em comercial

Forte e objetivo.
A ONG britânica Women’s Aid quer um 'corta' na violência doméstica e lançou o comercial 'Cut', que tá gerando um buzz incrível.
Com cara de filme hollywoodiano, o vt dirigido por Joe Wright, tem duração de pouco mais de 2 minutos e é estrelado pela atriz de Piratas do Caribe, Keira Knightley. A personagem sai de uma gravação para casa, onde é agredida com tapas e chutes pelo companheiro. Enquanto a câmera se afasta, podemos perceber que a cena acontece num set vazio e uma cartela interroga 'Isn’t it time someone called cut?' [Não está na hora de alguém dizer ‘corta!’?].
Bela produção. Vale a pena conferir o vídeo.


Brainstorm-se.
.
ideia: comunicadores.info - imagem: reprodução.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Flamengo sem patrocínio da Petrobras e da Nike

Com aproximadamente 200 milhões em dívidas, o Flamengo fica com menos 20 milhões no faturamento.
O mais longo contrato de patrocínio do futebol, com quase 25 anos de parceria, entre a Petrobras e o Clube de Regatas do Flamengo, encerrou ontem. A dificuldade de liberação de verbas é o motivo pelo fim do acordo de R$ 14,2 milhões, que era destinado ao incentivo de todos os esportes do time rubro-negro.
No próximo jogo, contra o Fluminense, o uniforme já não terá mais a assinatura da Petrobras e, agora, o posicionamento do Clube é de buscar novas negociações com empresas privadas.
Outros R$7,5 milhões perdidos são com o patrocínio de material esportivo da Nike.
A relação do rubro-negro com a Nike já estava desandando há um tempo e se encerra de vez em julho deste ano. A Olympikus já estava de olho e foi a única a oferecer proposta, que deverá ser oficializada em breve.
Entre crises e conquistas, quem será que saiu ganhando?
.
Brainstorm-se.
.
ideia: www.meioemensagem.com.br - imagem: divulgação.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

orkut e youtube fazem bem ao trabalho

Essa é uma pesquisa que seu chefe vai odiar o resultado.
A Universidade de Melbourne, na Austrália, apresentou um estudo que comprova que pessoas que utilizam internet no escritório com objetivos pessoais são até 9% mais produtivas do que aquelas que não dão uma 'escapadinha' para navegar.
Relaxar, descontrair, dar uma pausa para acessar o Orkut, ver uns vídeos no Youtube, comentar no Twitter, jogar e ler notícias durante o expediente de trabalho [sigla wilb] fazem com que os empregados-internautas voltem às tarefas mais concentrados, descansados e mais produtivos.
Mas não se empolgue e não vá correndo informar a novidade ao seu superior, o estudo é bem claro quando especifica o benefício com uma pausa curta e moderada. Uma 'navegadinha' até 20% do tempo de trabalho é aceita, mais do que isso atrapalha muito o rendimento dos compulsivos internéticos. E deve ser por esse mesmo motivo que muitas empresas ainda prefiram bloquear o acesso a esses tipos de sites.
.
.
Brainstorm-se.
.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

é tudo mentira

Nem o 1º de abril escapa de ações de marketing.
No Dia dos Bobos, a Google anunciou a criação de um piloto automático para ler e responder e-mail's, o Gmail AutopilotTM by CADIE.
Como assim? A mensagem recebida seria escaneada e depois seria realizado um levantamento de número de caracteres, palavras, tom, agressividade do texto, entre outros dados considerados importantes para que o e-mail pudesse ser respondido.
O Sample Autopilot Responses, teria uma forma de analisar matematicamente a mensagem e responder até com sarcasmo, se avaliasse necessário.
.

O aplicativo seria autoria da suposta CADIE [Cognitive Autoheuristic Distributed-Intelligence Entity], apresentada como a única 'funcional em escala global neuro-evolucionária', que simplesmente poderia transformar pensamentos em repostas.
Apesar da brincadeira, o texto sobre a CADIE é bem sério, com direito a pensamentos de Descartes e ilustração explicativa. Além disso, o blog do mascote panda CADIE agora já tem quase 10 mil seguidores.

Boa mentira.

Brainstorm-se.

[ + ideias