sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

você homem das cavernas

Com essa experiência ou você vai rir muito ou ficar com muito medo dos seus antepassados. Para divulgar o Especial Darwin 200 anos, o canal Globo News está realizando uma divulgação na web do hotsite Especial Darwin - Máquina do Tempo, que possibilita que em apenas alguns minutos você se transforme em homem ou mulher das cavernas.
O usuário só precisa marcar sexo feminino ou masculino e fazer o download de uma imagem do rosto. Logo, logo aparece uma animação de como você seria na Pré-História, com opções de baixar a imagem e o vídeo ou, caso você tenha muita coragem, enviar para os amigos. Ótima divulgação da série e gera um buzz legal.
Confesso que ganhei um par de olhos verdes e até emagreci, mas fiquei dentuça, nariguda e com uma enorme monocelha =].
Clique nas imagens e garanta boas risadas para o fim de semana.
.

.
Brainstorm-se. Poste 01 ideia.
.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

jornal impresso continua pop

Quem disse que o antigo impresso acabaria ou perderia força na 'Era Digital'? O jornal impresso no Brasil continua pop cada vez mais.
De acordo com os dados do IVC [Instituto Verificador de Circulação], a circulação de jornais por aqui em 2008 cresceu 5%, uma média de 4.351.400 milhões de exemplares por dia[!].
As informações do IVC também mostram a acirrada disputa no ranking entre jornais diários. A Folha de São Paulo mantém a liderança, com uma fatia de 7,17% do mercado.
.
Dê uma olhada no ranking atual:
.
1º Folha de São Paulo
2º Super Notícia
3º Extra
4º O Globo
5º O Estado de São Paulo
6º Meia Hora
7º Zero Hora
8º Diário Gaúcho
9º Correio do Povo
10º Lance!
11º O Dia
12º Agora
13º Estado de Minas
14º Aqui
15º Diário de São Paulo

O impresso pode ser comprado em [quase] qualquer esquina, pode ser lido em [quase] qualquer lugar, você escolhe a linguagem, qual matéria deseja ler, o quanto deseja ler, quando deseja ler e ainda pode reciclá-lo com algo útil ou interessante no final do dia. Mesmo em tempos mais tecnológicos, o jornal impresso é muito pop.

Brainstorm-se. Poste 01 ideia.
.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

parabéns Pollock

Além do forte expressionismo-abstrato de Pollock em seus milhares de pingos e jogadas de tinta, recordo meu professor de História da Arte, na faculdade de Publicidade e Propaganda, dizer algo como: 'o cara colocava a tela no chão e andava sobre ela enquanto pintava'.
A técnica utilizada por Paul Jackson Pollock, que ficou conhecida como 'action painting', marcou sua época e até hoje, pra mim, continua inovadora. Esse envolvimento com o pintor e sua obra é único e pode ser notado de perto nos trabalhos do artista. Um pintor modernista e polêmico, que fazia drippings expressarem intensamente o que sentia e pensava.

boas ideias:

- site
jacksonpollock.org
Pinte on-line como Pollock.
Por Miltos Manetas.

- filme
'Pollock', EUA, 2000.
De Ed Harris.

.
Brainstorm-se. Poste 01 ideia.
.
.
[Male and Female, 1942]

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

homem derretido por causa do aquecimento global

Para conscientizar os cidadãos sobre o aquecimento global, a agência Leo Burnett argentina criou um homem derretido.


A ação para a Cruz Roja [Cruz Vermelha], envolve a distribuição de folhetos informativos à população de uma forma bem criativa e que realmente consegue chamar a atenção para as catátrofes naturais causadas, principalmente, por causa do aquecimento global.
O resultado está gerando um enorme buzz e fazendo todo mundo se perguntar: cadê o resto do cara?
Admirável [pra não 'dizer' algo censurável]. Essa tá no topo da minha lista.
.
Brainstorm-se. Poste 01 ideia.
.
ideia e imagem: comunicadores.info

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

música de manequim

Isso é que é gostar de música.
Bob Turek, pegou alguns objetos, como um manequim de vitrine e os colocou como fonte de música. Ele explica que o objetivo do trabalho é mudar a maneira com que vemos objetos que produzem música. O site com o portfolio de Turek, que é designer, tem também uma luminária que solta um som.
Proposta bacana.

Brainstorm-se. Poste 01 ideia.
.
ideia: www.bluebus.com.br - imagem: www.coroflot.com

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

favelas cariocas em animação japonesa

Ao invés de mundos fantasiosos, favelas.
Os criadores da animação japonesa, 'Michiko e Hatchin', escolheram o Brasil como cenário para alguns espisódios do anime, que está rolando desde meados de 2008. A proposta da história é bem mais real do que estamos acostumados a ver nesse tipo de animação. Michiko Malandro [amei o sobrenome] é uma mulher que foge da prisão para resgatar Hatchin [você também pensou neste nome sem o 'H'?], uma garota que está sofrendo nas mãos dos pais adotivos. O cenário brasileiro conta com o Rio de Janeiro e uma viagem pela Amazônia. Creio que a gente não consiga exportar muito mais que isso. Contudo, parece ter resultado em um belo trabalho. A trilha também tem uma pitada brasuka, com produção de Kassin e músicas de Thalma de Freitas, Nina Becker, Bnegão, Wilson das Neves e Ritchie.
Sem previsão para estreiar no Brasil, é certo que você encontre algo na internet.
.
Brainstorm-se. Poste 01 ideia.
.
ideia e imagem: www.virgula.com.br

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

desenho com máquina de escrever

A artista Keira Rathbone desenha com uma máquina de escrever. E por que não?
Há 5 anos, desde que comprou a máquina, ela datilografa desenhos com letras, números e espaços em branco e tem até sombreado. Às vezes, Keira leva 90 horas para terminar desenhos mais detalhados, como paisagens. Ela também já desenhou celebridades, como Nicole Kidman, Kate Moss e Tom Hanks. Os desenhos datilografados sempre chamam atenção e em algumas exposições, a artista desenha ao vivo para o público. Agora, Keira Rathbone quer usar a mesma técnica para criação em moda.
'Plant Types', sua atual exposição fica até o dia 30 de janeiro na galeria Grove Studio, em Bournemouth, Inglaterra, mas você também pode clicar nas imagens abaixo para ver de perto o trabalho [e que trabalho] dessa sensível e criativa artista britânica.

Brainstorm-se. Poste 01 ideia.

ideia e imagem: www.globo.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

'Parceiros' 01brainstorm

O '01brainstorm' recebeu o selo Parceiros do Publicidade de Salto Alto.
A dona do Salto, Jenneffer Keffer, merece toda premiação blogueira por estar sempre levantando questões tão atuais e importantes sobre Comunicação em seu blog.

Obrigada a todos os parceiros e amigos por sempre reservarem uma lembrança ao '01brainstorm' nessa blogueirice toda.
.
Vamos as regras:
1º Link a pessoa que te linkou.
2º Passe adiante o Meme dos Amigos.
3º Que nós sejamos para sempre amigos.
.
Os parceirões do 01brainstorm são:

Publicidade de Salto Alto
Abóboras ao Vento
PDV Ativo
Publicando!
Bala Salgada
Comunique9
Licor de Cacau
Zoiandu
Dichavando Idéias
Meus Instantes Meus Momentos
.
Dizem que a última regra é uma das melhores.

Beijos estalados e abraços apertados, brainstormers =]

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Obama


'Chegou a hora de reafirmar nosso espírito de resistência para escolher nossa melhor história; para levar adiante o dom preciso, a nobre idéia passada de geração em geração: a promessa divina de que todos são iguais, todos livres e todos merecem buscar o máximo de felicidade.'


ideia e imagem: g1.globo.com

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

pac man ligadão

Um dos ícones da Cultura Pop dos anos 80 continua famoso e agora está ligadão [e também deixando muita gente ligada].
A energia do comilão Pac Man desta vez foi concentrada em bebida energética. Depois dos históricos jogos, as roupas, acessórios, sapatos e mais um monte de produtos do 'come-come', foi lançado o Pac Man Energy Drink[+18]. O sabor não poderia ser menos oportuno que cereja, a mesma fruta que ele comia no jogo pra ganhar bônus.
A venda do produto está disponível pela internet na Perpetual Kid e custa $ 2,99 dólares.
Quem curtiu o bonequinho naquela época já está bem grandinho para consumir também a versão festeira de Pac Man e aposto que ninguém nem imaginava que uma bolinha amarela recortada iria fazer tanto sucesso.
.
Brainstorm-se. Poste 01 ideia.
.
ideia e imagem: www.bluebus.com.br

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

arames dançarinos e lutadores + pole dance street

Arames dançarinos? Pole Dance Street? É sempre bom dar uma variada no fim de semana.

Alguns arames nas mãos do fotógrafo Loox, viraram dançarinos e resultaram no trabalho 'Reciclagem é Cultura...'. Depois de torcidos e retorcidos, os arames bonequinhos dançam e lutam, conforme características de cada país. Faça uma visita ao Flickr do Loox para conhecer o projeto por completo, é sempre atualizado.

Já em São Paulo, praticantes de Pole Dance Street vão agitar a Praça Panamericana.
Diferente da Pole Dance Exótica, que ficou conhecida naquela novela, daquela emissora, a Pole Dance Street também tem o poste como base, mas trabalha com o corpo estável, em posição vertical, sem giros e muitos movimentos. Os dançarinos também vestem-se com uma roupa muito menos sensual, mais confortáveis e seguras, como calça jeans, camiseta e tênis.
Neste sábado, dia 17, por volta das 18h30, haverá um evento onde 45 mulheres vão percorre as ruas próximas da Praça Panamericana com o objetivo de divulgar a dança, já registrada no Estado.
E se você gostou dessa atividade, pode ter a certeza que ela define e define muito bem os músculos do corpo e o pessoal ainda aproveita as poses para tirar umas fotos.

Brainstorm-se. Poste 01 ideia.

ideias e imagens: mypix.terra.com.br - www.globo.com

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

sites fazem retrato (mal) falado

Essa é pra quem gosta de mudar ou inventar um visual, mas não tem muita habilidade ou paciência com o Photoshop.

Os sites gratuitos Monoface e Flash Face fazem todo o serviço e deixam você, ou quem você quiser inventar, com a 'cara' do seu jeito, praticamente, uma cirurgia plástica virtual. No Monoface você pode criar novas pessoas e tem várias combinações de partes do rosto. Já no Flash Face pode ser criado um tipo de retrato falado.

O resultado pode ser legal ou muito esquisito, mas, no mínimo, vale umas boas risadas.

Brainstorm-se. Poste 01 ideia.

ideia e imagem: www.globo.com

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

2 seladas no '01brainstorm' de uma só vez

.
A blogosfera tá mesmo bombando de premiações.
O blog Abóboras ao Vento, selou o 01brainstorm de uma só vez com o '6 coisas 6 links' e o 'A-D-O-R-U o seu Blog'.
Pelirroja, 'brigadão' pela indicação e continue com seus posts cada vez melhores.


6 Regras:
1. Linkar a pessoa que te indicou.
2. Escrever as regras do meme em seu blog.
3. Contar 6 coisas aleatórias sobre você.
4. Indique mais 6 pessoas e coloque os links no final do post.
5. Deixe a pessoa saber que você a indicou, deixando um comentário para ela.
6. Deixe os indicados saberem quando você publicar seu post.
.
6 coisas sobre mim:
1) Sou chocólatra.
2) Sou publicitária e só comecei a gostar mesmo de marketing quando comecei a trabalhar com marketing, no último ano da faculdade. Gostei tanto que minha pós será em marketing.
3) Para 2009 não sonhei mais, planejei mais.
4) Tenho uma intuição/facilidade enorme com a utilização de produtos digitais.
5) Adoro todos os tipos de arte.
6) Gosto de carros antigos, principalmente dos anos 70.
.
6 links:


Regras:
1) Postar a imagem do selo.
2) Mostrar quem indicou por meio do link do blog.
3) Distribuir (se quiser).
4) Comunicar os premiados.
5) Ah. E claro postar as regras no post.
.
.
.
Indico os blogs:
.
Muito mais sucesso a todos os blogueiros de plantão.

BBLÊ 2009 no '01brainstorm'

O blog superinteressante Publicidade de Salto Alto, da Jenneffer Keffer, presenteou o 01brainstorm com um meme muito legal de incentivo à leitura.

Regrinhas do meme:

1. Linkar a pessoa que te indicou.
2. Escrever as regras do meme em seu blog.
3. Indicar mais quantas pessoas você quiser e colocar os links no final do post.
4. Deixe a pessoas saber que você a indicou, deixando um comentário para ela.
5. Fique à vontade, você pode pegar o código no menu e colar em seu blog ou artigo e colocar um link.
A campanha BBLÊ (Bom mesmo é uma Biblioteca pra Ler) 2009 é muito bem-vinda por aqui e para dar um up nessa iniciativa os links indicados são:
.
por Greta Poltronieri
por Joselena Araújo
por Giselda
.
Biblioteca, escritório, ônibus, quarto, sala, cozinha, corredor, banheiro... com um livro interessante, todo lugar fica muito bom pra ler.

'01brainstorm' selado com 66


Mais um, mais um...
O 01brainstorm ganhou mais um selo. O blog Zoiandu selou-nos com o 66: 6 coisas, 6 links. Parabéns, Julio e obrigada pelo presente.
Bem, para o selo 66 as regras são:

1 - Fazer um post legal
2 - Escrever as regras do prêmio no seu blog
3 - Contar seis coisas aleatórias sobre você
4 - Indicar mais seis pessoas
5 - Avisar os indicados
6 - Colocar a foto do prêmio

Que bom que os posts estão agradando.
6 coisas sobre mim... curiosíssima, criativa, adoro me divertir [de ópera à rave], sonho em conhecer lugares em todo o mundo e sou apaixonada por Publicidade e afins.

6 links que vou selar...
.
Publicando!
Airton fez uma mistura bem bacana de Cinema e Publicidade.
Merchandising mesmo é com o blog do Edson.
A publicitária Pelirroja não fala abobrinhas e sempre posta coisas muito interessantes.
Desde o nome, a bala feita por Balinha não poderia ser menos divertida.
O mundo da comunicação é muito bem postado pelo Juliano.
Marias Desenfreadas
Maria, Maria e Maria fazem o blog Marias com muita diversidade.
.
Continuem agitando a blogosfera =]

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

cochilo mobile

Isso me faz adorar ainda mais a capacidade criativa da galera pós-moderninha.
Você que carrega seu computador portátil pra cima e pra baixo, agora também vai poder tirar um cochilo quando bater aquele cansaço. O designer islandês, Hafsteinn Juliusson, criou o The Napbook, um case para laptop que pode servir como travesseiro no horário de almoço ou na espera de um encontro demorado.
Pra quem gosta de tirar uma soneca por aí, agora terá uma soneca de estilo.

Brainstorm-se. Poste 01 ideia.
.
ideia e imagem: www.bluebus.com.br

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

video game em caixa eletrônico

Já pensou ir no banco sacar uma grana e se deparar com uma máquina de fliperama?
Pois é, para divulgar os planos de previdência do HSBC, a agência de publicidade JWT transformou um dos postos de autoatendimento no Palácio Avenida, em Curitiba, em posto de diversão.
A estratégia tem o objetivo de mostrar ao consumidor que o futuro pode ser a melhor fase da vida e a ideia é relacionar a diversão e uma vida ativa ao produto. Até o final de janeiro, os curitibanos poderão jogar um futebolzinho no flipper dentro da agência.
Ação inovadora, mas creio que não ficou muito clara a ligação com o produto.
.
Brainstorm-se. Poste 01 ideia.
.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Prêmio Dardos ao '01brainstorm'

êba! O 01brainstorm recebeu um prêmio-selo indicado pelo blog Publicando!.
Brigadão, Airton. Continue a encher a blogosfera de muito Cinema e Publicidade.
Bem, há alguns blogs que gostaria de premiar, mas já foram premiados e outros que não conseguirei premiar, porque tenho um limite de 5 indicações. Então, o Prêmio Dardos vai para...
.
Zoiandu
O Julio Cesar zóia tudo de engraçado e bizarro que rola pela web e posta pra gente zoiar de rir.
A designer Camila dos Santos 'popa' tudo de POP em seu blog com visual bem colorido e, claro, bem POP.
.
Elos Publicitários
A pré-publicitária Fran também vive ligada nesse louco mundo da Publicidade. Fazer o quê? A gente adora essas loucuras.
.
O Maurizio sempre prestigia o 01brainstorm, faz sucesso com a mulherada e revela, através de suas palavras e imagens, a intensidade de alguns de seus momentos e instantes [+18].

O Profeta
Ele também sempre dá uma passada por aqui declarando sua sensibilidade, que fazem os pensamentos desse profeta serem traduzidos em poemas, lindos poemas.

Caso esteja na lista aí em cima, por favor:

1. Exiba a imagem do Prêmio
2. Poste o link do blog pelo qual recebeu o Prêmio
3. Avise seus escolhidos.
.
'Com o Prêmio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, étnicos, literários, pessoais, etc. Que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.'

Parabéns pra gente!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Lula não lê você

Sinceramente, não sabia se ria ou chorava com essa notícia. Ri.
Em entrevista a revista Piauí nosso amado Presidente Luiz Inácio declarou que não lê jornais, revistas, sites e blogs porque sofre de azia e acompanhar as notícias 'faz mal ao fígado'. Ele lembra e recomenda aos seus amigos presidentes que é importante manterem-se afastados da mídia, por causa da forma com que são retratados. Mas não julgue o Presidente Lula, mesmo não lendo noticiários ele confia na 'inteligência de quem assina uma revista ou um jornal, de quem vê televisão e escuta rádio' e 'quando sai alguma coisa importante', o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins e a sua assessora especial [?], Clara Ant, avisa pra ele. Além do mais, ele se considera um homem bem informado porque conversa com um monte de pessoas todos os dias.
Lula também citou a pluralidade de fontes de informação, que democratiza e 'aumenta a capacidade do cidadão interpretar o que lê' [oi?!].
Vou continuar rindo.

Obrigada por você não ser igual ao Lula e ler o 01Brainstorm.
Então, Brainstorm-se. Poste 01 ideia.

ideia: www.adnews.com.br - imagem: lezio.junior.zip.net

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

vestindo um monitor

Você deve lembrar de um pessoal no centro da cidade, 'vestindo' um cartaz que na frente pode-se ler 'compro ouro e jóias' e atrás 'desbloqueio de aparelho celular'.
Pois é, sofisticaram a ideia popular e agora criaram um monitor para ser 'vestido'. A peça, batizada de DisplayLink, foi apresentada em Las Vegas, na Consumer Electronics Show (CES) deste ano e foi criada por Jason Laton[foto]. A invenção pretende ser mais utilizada para exibir publicidade.
Acredito que a peça chame atenção pelo incomum. Só espero que a marca veiculada tenha a mesma ou maior atenção.

Como publicitário, você escolheria essa midia para divulgar seu cliente?
.
Brainstorm-se. Poste 01 ideia.

ideia e imagem: www.globo.com

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

W/sem Brasil

A grande, famosa, chique, poderosa e querida agência W/Brasil de Washington Olivetto mudou sua assinatura e agora homenageia seus clientes.
No lugar da palavra 'Brasil', a marca leva o nome das empresas que tem sua conta na W. O co-presidente, Paulo Gregoracci, afirma que o mercado já se apelidava a agência de 'W' e o próprio Olivetto já utilizava nas assinaturas W/Garoto, W/Nestlé, W/Grendene, W/Cofap e W/Bic, por exemplo.
Isso é que é aproximação com o cliente, mas fui só eu que observei ou muita gente associou a ação da W com a campanha do Banco do Brasil, que também substitui o 'Brasil' por nomes brasileiros? Criatividade ou chupada total?

Brainstorm-se. Poste 01 ideia.
.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

piratas em queda

Pasmem, mas segundo uma pesquisa do mestre Ibope, a compra de produtos piratas teve uma incrível queda de 38% em 2008. Supreendente. É a primeira vez que a pesquisa mostra uma diminuição de consumo de produtos como tênis, roupas, brinquedos e DVDs falsificados. Nem o período de Natal [em crise] estimulou os pirateados.
Acredita-se que essa atitude politicamente correta muito deve-se a campanha 'Pirata: tô fora', do Ministério da Justiça e do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal, em parcerias e apoios de órgãos públicos e privados.
Os especialistas envolvidos estão confiantes de que a informação trouxe maior conscientização à população sobre os problemas sociais e financeiros que a comercialização desse tipo de produto traz. A perda com a pirataria é estimada em R$ 30 bilhões em impostos e R$ 45,5 bilhões para a indústria.

Nunca pensei que isso aconteceria [tão breve] no Brasil.

Brainstorm-se. Poste 01 ideia.

ideia: www.acontecendoaqui.com.br - imagem: divulgação

domingo, 4 de janeiro de 2009

risos: lado B

50cent coloridinho e engraçadinho?
Mais uma vez, o site americano Worth 1000 brinca com alguns famosos e os 'photoshopa' de palhaços. Ficou muito simpático. Dê uma conferida:

[50cent]

[tom cruise] [will smith]

[sylvester stallone][scarlet johansson]

[barack obama] [nicole kidman]

[nicolas cage] [jim carrey]

[jessica alba] [jack nicholson]

[harrison ford] [cameron diaz]



[daniel craig] [clive owen]

[rolling stones]
Brainstorm-se. Poste 01 ideia.
.
ideia e imagem: www.globo.com

sábado, 3 de janeiro de 2009

risos: lado A

O site Worth 1000 resolveu 'photoshopar' alguns famosos e colocá-los bem acima do peso. O resultado?

[casal jolie-pitt]

[jessica alba] [amy winehouse]

[jeniffer aniston] [lindsay lohan]


[rihanna] [christina aguilera]


[ronaldinho gaúcho] [tyra banks]

Brainstorm-se. Poste 01 ideia.

ideia e imagens: www.globo.com

[ + ideias